O maior fetiche do trader é a consistência. Todos a perseguem, mas a nossa impressão é que quase ninguém entendeu do que se trata realmente.
Vamos falar um pouco sobre esse assunto neste post...
O QUE É CONSISTÊNCIA?
No dicionário a consistência é definida como “característica de um corpo do ponto de vista da homogeneidade, coerência, firmeza”. No mercado ela é vista como o Eldorado, o ponto final da carreira.
Mas veja que pela sua própria definição não faz sentido pensar nela como o final, mas uma atitude constante, no dia a dia. Ser consistente é um hábito, não um ponto de chegada.
Então por que tão poucos conseguem? O que falta para que os traders entendam o que fazer para alcança-la? Qual será o segredo dos grandes players que ninguém te conta?
O SEGREDO REVELADO
Todo mundo que te vende o segredo proibido para ser um bom trader está te enganando. A verdade é que são coisas simples em teoria, mas que dão trabalho para serem implementadas.
Vamos a elas:
1. Uma boa quantia em dinheiro;
Me desculpe se seus sonhos já estão sendo destruídos neste primeiro item, mas sem dinheiro no mercado você jamais conseguirá fazer mais dinheiro com consistência.
A bolsa é um local onde você RENTABILIZA capital. Essa ilusão de que dá pra FAZER DINHEIRO na bolsa, com pouco, vai te deixar ansioso e frustrado.
2. Investir em conhecimento de qualidade
Informação não é um problema em nossa época. O problema é que para as informações virarem conhecimento é preciso um certo esforço e tempo investidos.
Um trader que não estuda, não se atualiza e que acha que consegue ser consistentes pegando dicas em salas de calls, está fadado ao fracasso. Não seja esse trader!
As mudanças são frequentes e o cenário do mercado se mantém dinâmico. Se você não está disposto a acompanhar isso, é melhor fazer outra coisa.
3. Ter objetivos bem definidos
Qual o seu plano? Quanto de capital para risco você tem? Quanto de patrimônio você tem? Quando você precisa desse capital? Quanto tempo você tem para aprender? Você vai sair do seu trabalho ou vai conciliar os dois? Se for sair, quando? E se der errado, qual o plano B?
Perceba que são perguntas básicas, mas que muitos aventureiros não se fazem. O plano não pode ser “vou comprar pozinho e esperar explodir para fazer uma bolada”. Respeite o mercado e o seu capital.
Saiba diferenciar aquilo que é um mero desejo seu com uma possibilidade real que pode ser executada com técnica e prudência.
NÃO DESISTA, MAS NÃO ALIMENTE ILUSÕES
Não há mistério em como se tornar um trader consistente. Há muito esforço, estudos, boas práticas e adequação às suas condições financeiras, assim como disponibilidade de tempo.
Ninguém espera se tornar um piloto de F1 em 6 meses. O pai coloca o filho em modalidades prévias, lá no kart desde muito novinho e ele vai evoluindo. Caso tenha sucesso, passa para o nível acima, aos poucos.
Alimentar ilusões sobre a sua jornada vai fazer muito mal para o seu psicológico. Talvez você não goste do seu trabalho e queira sair. Talvez você só queira enriquecer para ter tranquilidade. Ambas são ambições legítimas.
Mas se você se colocar numa posição desfavorável, como precisar do lucro dos trades para pagar as contas, ou precisar que suas operações deem certo para sobreviver, você já perdeu.
A REALIDADE
Nenhum de nós aqui do Mago está nessa situação. Temos investimentos em renda fixa, ações, somos proprietários de outras empresas, etc.
Diversificar a sua renda é uma estratégia inteligente e desejável. Não seja o xiita que quer “viver apenas de mercado” ao invés de “trabalhar em algo comum” e não consegue nem um, nem o outro.
Colocar as chances a seu favor não vale apenas para os trades, mas para a vida. Entenda isso e tenha muito mais tranquilidade financeira!
Se você quer aprender conosco, esteja em nosso canal do Youtube para as lives, sempre às 11h da manhã, de segunda à sexta. Lá nós respondemos perguntas, operamos ao vivo e falamos de mercado em geral.
Comments