UM OLHO NO PEIXE, OUTRO NO GATO
O trading é uma atividade muito mais profunda do que se pode imaginar. Há muitos fatores que influenciam os movimentos do mercado financeiro e fazem com que os preços oscilem. O trader precisa ter uma compreensão geral das condições do cenário macroeconômico.
Vamos entender melhor a importância do cenário macroeconômico nas suas operações do dia a dia...
O IMPACTO DA MACROECONOMIA
Entender as oscilações do mercado e a variação dos preços dos ativos requer muitos estudos e observações. É fundamental que ele tenha uma compreensão do mercado macroeconômico, ou seja, de todos os fatores que influenciam no comportamento dos ativos.
A análise de dados e indicadores como forma de prever movimentos do mercado também passa pelo exercício de entender a macroeconomia e todos os acontecimentos que pertencem a ela.
São muitos os fatores capazes de fazer com que o preço de uma ação caia ou suba, então quanto maior a capacidade de avaliação de um trader sobre esses pontos, melhor será sua atuação.
CUIDADO COM NOTÍCIAS
A ideia não é que tentemos adivinhar para onde o mercado vai, mas de tentar entender qual a expectativa dos grandes players em relação às notícias e observar se ela foi atendida ou não.
Você pode até tentar se aproveitam desse tipo de situação para entrar e sair de posições, conseguindo bons movimentos no mercado, mas não é esse tipo de operação que recomendamos.
Porque não se trata de entender se uma notícia ou acontecimento é positivo ou não. Se trata de tentar acertar se a visão dos operadores com aquela notícia é positiva ou não.
Ou seja: tentar adivinhar o que se passa na cabeça de milhares de traders ao redor do mundo.
ENTÃO, O QUE AVALIAR?
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é a melhor indicação de seu desenvolvimento econômico dentro de um ano, mostrando como a produção de bens e a execução de serviços se desenvolveu.
INFLAÇÃO E O IPC
A inflação é o medidor que avalia a estabilidade de preços da economia de um país. Quanto mais controlada ela estiver, menor será a variação desses preços.
Já o Índice de Preços do Consumidor (IPC) é um indicador que ajuda a definir como anda a inflação em um país. Ele funciona como uma perspectiva de como está o estado do preço de itens dentro de mercados específicos, utilizando estatísticas. Quanto mais alto o IPC, maior a chance de aumento na inflação.
Os preços dos ativos sofrem influência direta da inflação e do IPC, já que, caso haja expectativa de alta, proporcionalmente haverá esforços para que esse aumento seja controlado. Assim, o preço desses ativos acaba também sofrendo oscilações.
JUROS
A taxa de juros, ou taxa Selic é aquela que afeta o valor dos juros gerais para o consumidor, em operações de todos os tipos, como bancárias, juros de financiamento, juros de cartão de crédito e outras.
A taxa de juros também é base para o retorno de aplicações, especialmente as de renda fixa. Sendo assim, o aumento dessa taxa também pode causar subida nos juros de operações.
NOVIDADE NO YOUTUBE
O cenário macroeconômico é amplo e as operações são parte de tudo que acontece nessa escala. Acompanhar de perto e entender os impactos de acontecimentos diversos ajuda o trader a compreender os movimentos do mercado.
É por isso que começamos a produzir conteúdos novos em nosso canal do Youtube. Todos os dias sairão cortes das análises mais importantes de nossas lives, com Pedro Ivo, Thiago e possíveis convidados.
Confira a novidade clicando aqui e esteja sempre bem informado quando for entrar no mercado para operar.
Para conferir nossas lives diárias, esteja no canal do Mago sempre às 11h da manhã
Comments