top of page
  • mago685

CORTAR PREJUÍZOS OU DEIXAR A OPERAÇÃO CORRER?



“Corte rápido os seus prejuízos e deixe seus lucros correrem”


Quem nunca ouviu este mantra do mercado? Quase todo mundo ouve isso com frequência. Mas quando se trata de opções este raciocínio tem um problema sério. Vamos falar disso agora...


ALEATORIEDADE


A verdade é que no curto prazo, estatisticamente, a chance de uma ação cair ou subir é a mesma (50% para cada). Não é raro que posições lucrativas fiquem em situação de prejuízo durante um tempo para depois gerar lucro.


Estudos importados da física para o mercado financeiro descrevem o preço das ações como análogo ao movimento browniano:


“O movimento browniano é o movimento aleatório de partículas num fluido (líquido ou gás) como consequência dos choques entre todas as moléculas ou átomos presentes no fluido. O termo movimento browniano pode ser usado para se referir a uma grande diversidade de movimentos com partículas, com moléculas e com ambos, presentes em estados desde micro até macroscópicos em situações de organização caóticas, semicaóticas, ou de proporções matemáticas, principalmente em casos de modelagem, todos estes na área denominada Física de partículas”


Devido à natureza do mercado financeiro, com compras e vendas em altos volumes e em sequência, podemos afirmar que se trata de um ambiente considerado caótico, com forças de todos os lados agindo ao mesmo tempo.



PROBABILIDADES À NOSSO FAVOR


O problema de cortar os prejuízos cedo é que você impede o seu trade de se movimentar para o sentido que você gostaria. No longo prazo a sua taxa de acerto será muito mais baixa.


Chegamos a essa metodologia de operação levando em conta dois tipo de probabilidades diferentes relacionadas ao mercado de opções:


Probabilidade de toque: a chance de que o ativo toque no preço de strike em algum momento entre a sua entrada na operação e o vencimento;


Probabilidade de ITM: a chance de um ativo fechar pelo menos 1 centavo dentro do preço de strike no vencimento;



COMO O STOP LOSS PODE DESTRUIR SUA CONTA


Nós sabemos que a Probabilidade de Toque é pelo menos 2 vezes maior do que a probabilidade de ITM. Isso quer dizer que MUITO PROVAVELMENTE a sua operação – qualquer que seja a estratégia – irá eventualmente se tornar perdedora por algum tempo.


Se você deixar um stop loss que seja curto e que “corte os prejuízos rapidamente” estará sentenciando sua própria carreira de trader à falência. Porque muitos trades que poderiam tocar no seu stop e depois ir ao lucro serão abortados de forma prematura.


É por isso que trabalhamos com o controle de risco de outro jeito, totalmente diferente do stop loss. Nosso controle de risco vem do tamanho da posição e da variedade de posições não correlacionadas. Mas isso é assunto para um outro post.


Para aprender conosco todos os dias de forma gratuita, se inscreva no canal do Mago das Opções. Estamos ao vivo, de segunda à sexta, sempre às 11h, operando e tirando dúvidas em tempo real.


Para se aprofundar DE VERDADE em nossa metodologia, você precisará se inscrever no curso Mago das Opções. O mais completo material de opções em língua portuguesa que você terá acesso, com mais de 100 aulas super didáticas mais acompanhamento de perto conosco, via Zoom.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page