Já temos um post aqui no blog sobre o Delta.
Ela é uma das gregas mais importantes para as operações com opções. Representa o seu risco direcional, o que acontece com a sua posição financeira caso o mercado se movimente para cima ou para baixo.
Há uma forma muito eficiente de mitigar este risco. Vamos falar disso com calma agora...
TÁTICA DEFENSIVA
Quando estamos expostos ao mercado, seja comprado ou vendido, existe o risco de uma movimentação no sentido contrário da nossa posição.
Isso pode acarretar perdas importantes e precisamos tentar evitar que isso impacte nossa conta de forma significativa. Já temos posts aqui no blog falando sobre a importância do dimensionamento das posições e agora vamos falar de uma atuação defensiva no mercado.
ZERANDO O RISCO DIRECIONAL
Na prática toda ação que você tem possui delta 1. Isso porque o delta representa o quanto uma opção se movimentará caso a ação objeto se mover um real. Como a ação objeto já é a própria referência, seu delta é sempre de 1.
Quando estamos comprados em uma ação temos o risco direcional de ela cair. Quando estamos vendidos, o risco de ela subir. Para zerarmos ou mitigarmos ao máximo este risco, podemos zerar o delta desta operação.
Com isso estaremos protegidos de movimentos de curto prazo, dentro de uma margem razoável de movimentação. Lembrando que, como o delta é uma variável dinâmica, você pode precisar de ajustes na posição. Portanto não é uma proteção absoluta, contra qualquer evento. Apenas em relação àqueles movimentos mais comuns de mercado.
NA PRÁTICA
No caso de termos uma ação (delta 1), precisamos zerar este delta adicionando uma posição que tenha delta -1, ou muito próximo disso.
Na prática, a maneira mais comum de executar isso, é vendendo uma call ATM – que geralmente possui delta 0,5 – de forma que o resultado total desta estrutura seja um delta 0. Essa é a situação mais simples e mais direta do delta hedging, mas este raciocínio é aplicável em qualquer estrutura.
Geralmente grandes fundos e instituições financeiras montam estruturas super complexas, com várias opções compradas e vendidas, buscando deixar o delta o mais próximo possível de zero, evitando o risco atrelado à movimentação do mercado.
Se você quer aprender como fazer esta e outras operações com opções de forma profissional, se inscreva no canal do Mago no Youtube. Estamos ao vivo todos os dias, à partir das 11h, operando como market makers.
Se você pretende se aprofundar nos estudos, você precisa adquirir o curso do Mago. São mais de 100 aulas com o melhor e mais vasto material sobre opções em português que você vai encontrar!
Comments