O dividendo sintético é uma estratégia muito simples e muito comum. Mas nem por isso estamos imunes a erros e precipitações. No post de hoje nós vamos entender com calma a sua execução correta.
O QUE É?
Nessa estratégia você tem o ativo-objeto e lança (vende) uma call. O objetivo é rentabilizar um pouco mais os ativos que já acreditamos que irão se valorizar e possuímos em carteira.
Alguns investidores fazem esse lançamento todo mês, independente do preço do ativo. Isso pode ser um problema e acaba trazendo críticas à estratégia. Aqui no Mago das opções nós a utilizamos de uma forma um pouco mais sofisticada.
A opção que será lançada pode ser dentro ou fora do dinheiro, a critério do operador. O importante é que você consiga retirar um rendimento extra das ações que você tem para o longo prazo.
COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO?
A dinâmica é muito simples.
Digamos que você tenha ações da Petrobrás em carteira, para o longo prazo. Você lançara uma call na exata mesma quantidade de ações que você tem.
Digamos que sejam mil. Se você tem mil ações, lançará mil opções.
Ao fazer isso você embolsa dinheiro. Você recebe essa quantia de quem está comprando a call que você vendeu.
Se der tudo certo e as calls virarem pó, você fica com o dinheiro. Você acabou de monetizar um pouco mais a sua carteira de ações.
CUIDADO COM A GANÂNCIA
O grande erro dos operadores que pensam em utilizar o dividendo sintético como estratégia é a ganância.
Quando você lança uma call mais dentro do dinheiro, buscando captar um prêmio maior no mercado, corre o risco de limitar o seu ganho e ficar sem o ativo.
Se a sua limitação na alta acontecer numa valorização de 8% - por exemplo – e o ativo subir 12%, você será exercido e terá que entregar suas ações. É um ganho, mas se o investidor planejava levar as ações para o longo prazo, essa venda pode ser dolorosa!
O ideal é que essa estratégia seja usada com parcimônia, cerca de 6 a 10 vezes por ano e com os indicadores sobrecomprados. No Mago nós utilizamos o IFR e Bandas de Bollinger.
Assim você pode aproveitar as altas de longo prazo do ativo, o mantendo em carteira, e ainda consegue embolsar alguns prêmios ocasionais pelas opções.
Pense bem. Depois não adianta chorar o leite derramado.
CONCLUSÃO
Se este artigo foi útil para você, deixe o seu comentário e diga o que achou da estratégia.
Para acompanhar operações ao vivo conosco, basta se inscrever no canal do Mago no Youtube.
Ou, se inscrever em nosso curso para se aprofundar ainda mais e ter acesso a mais de 100 aulas com o melhor material de opções que você já viu na vida!
Comments