top of page
  • mago685

Investir ou poupar? Entenda a diferença em meio à inflação

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o ano de 2021 registrou uma inflação de 10,06% no Brasil. Isso significa que, em um ano, o consumidor brasileiro perdeu mais de um décimo de seu poder de compra.


O alto índice de inflação é um fator decisivo na hora de escolher onde investir dinheiro. Será que apenas poupar adianta ou é necessário ter algum conhecimento a mais para conseguir driblar a perda do poder de compra? Entenda tudo no post de hoje!


Leia também:


O que é inflação e como isso influencia meu dinheiro?

Quando chega a hora de fazer as compras, você se depara com uma surpresa: aquele pote de molho de tomate que antes custava nove reais agora custa dez. Em um mês, ele custa doze. Em três, quinze. O que está acontecendo?


Esse é um claro exemplo do impacto da inflação no nosso dia a dia: o aumento de preços que não é acompanhado pelo aumento do salário.


É necessário frisar que o aumento dos preços é consequência imediata da real inflação, que é a ampliação artificial da oferta monetária, uma medida tomada pelos bancos centrais na tentativa de sanar uma crise econômica, o que leva ao encarecimento generalizado de bens e serviços, representados por índices de preços como o IPCA. Esse aumento da quantidade de moeda não tem por si só a capacidade de incrementar mais bens e serviços na sociedade, logo cada unidade de dinheiro passa a valer necessariamente menos do que antes da ação governamental.


Acréscimos de preços também podem ocorrer por conta do aumento do custo de produção dos produtos, do crescimento da demanda, de desastres naturais ou de conflitos entre nações.


A crise de produção do petróleo causada pela Guerra na Ucrânia em 2022, por exemplo, causou um aumento nos custos da produção dessa commodity. Consequentemente, os preços de venda dos barris, dos derivados de petróleo como a gasolina e de vários outros produtos que necessitam de combustíveis para seu transporte ficaram bem mais altos, ainda que a moeda brasileira tenha se valorizado frente ao dólar nos últimos meses.



Preços da gasolina chamam atenção em todo o país (Foto: Agência Brasil)


Por isso, é essencial estudar onde aplicar dinheiro em vista da perspectiva da inflação.


Poupar? O que é isso?

Na hora de retirar o retorno daquele investimento ou de receber o salário, o maior impulso que temos é de querer gastar tudo de uma vez.


No entanto, nunca se sabe quando aquela ação vai subir, o pneu vai furar ou a máquina de lavar vai parar de funcionar, não é? Por isso, o ato de poupar é necessário para gastos eventuais.


Poupar significa guardar o dinheiro economizado para uso futuro, guardando-o numa poupança ou o deixando parado no banco. Muito seguro, hein? Mas será mesmo que essa é a melhor opção para quem deseja guardar dinheiro?


Investir

Assim como poupar, investir é salvar dinheiro para o futuro. No entanto, quando você investe, você movimenta seus ativos pelo mercado em busca de um retorno financeiro maior. Investir no mercado de opções, por exemplo, significa que você negociará contratos baseados em títulos.


Para o investidor Vinicius Almeida, opções são uma das melhores alternativas: ‘’Nassim Taleb diria que as opções são uma excelente ferramenta para quem quer ganhar opcionalidade. Parece pleonasmo, mas aqui podemos entender opcionalidade como a possibilidade de se beneficiar de diferentes cenários, ao se posicionar de forma inteligente em diferentes segmentos, com diferentes características, na intenção de se proteger das incertezas acerca do futuro.’’


‘’Isso serve não só para os investimentos, mas para a vida como um todo, pois vivemos num mundo extremamente complexo e incerto, e nesse contexto a melhor estratégia é nos expormos a inúmeras possibilidades com riscos controlados.’’, completa.




Investimentos não são tão complicados como parecem, mas requerem estudos e planejamento



Poupar ou investir? O que escolher?


Guardar dinheiro pode até ser benéfico para quem deseja realizar uma atividade de curto prazo. Em meses, você terá seu dinheiro de volta, certo?


Mas para quem deseja evitar a inflação e busca um retorno maior, investir é uma opção recheada de oportunidades.


Quando você guarda seu dinheiro numa poupança, ele fica parado, ou seja, ele é afetado pelo aumento da inflação. Se você guarda cinco mil reais, por exemplo, e a inflação cresce em dez por cento, você acaba perdendo uma grande porcentagem do poder de compra desse dinheiro.


Com o dinheiro que usamos em nossas transações perdendo valor a cada dia, devemos buscar alternativas para frear esse movimento negativo, e no mercado financeiro, o que não falta são alternativas.


Ao investir, você movimenta esses valores, buscando melhores oportunidades para o seu dinheiro conforme as alterações diárias do mercado financeiro.


As opções como derivativos financeiros nos dão essa vantagem. Com elas, é possível proteger seu patrimônio traçando uma estratégia de hedge, alavancar ganhos, rentabilizar a carteira de investimentos colhendo prêmios de risco, comprar ações com desconto, vender ações a valores mais atrativos, entre outras.


Resumindo, poupar te oferece pouquíssimo risco, mas pouco retorno, enquanto os investimentos podem te dar um excelente retorno, se estudados os riscos.



E o Mago?

E aí, bora começar a investir? Todas essas dicas e todas as implicações sobre opções, tratamos de forma detalhada em nosso curso Opções Definitivo, e compartilhamos bastante conteúdo sobre o assunto em nossas redes sociais.


Acompanhe o Mago das Opções e fique por dentro das nossas estratégias!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page