Semana passada nós falamos sobre o IV Rank, uma das formas de se medir a volatilidade implícita nas opções. Hoje vamos falar de outra: o IV Percentil.
Esse indicador considera os valores diários de volatilidade e monta uma espécie de tabela. Depois ele compara a volatilidade implícita atual com essa tabela que ele esquematizou.
Assim, ele diz qual a porcentagem de dias que a volatilidade do ativo esteve abaixo da atual e divide pelo número de pregões que tivemos no ano até o momento.
Parece complicado, mas vamos tentar facilitar essa explicação.
NA PRÁTICA
Na prática a questão que o IV Percentil resolve é: você tem uma volatilidade implícita atual de 70 e você quer saber se ela está alta ou baixa para determinado ativo.
Ele irá aplicar a fórmula e dar um resultado, em porcentagem. Digamos que seja 90%!
O que isso quer dizer? Que em 90% dos dias do ano a volatilidade implícita daquele ativo esteve ABAIXO de 70. É um indicativo interessante, porque dá a entender que 70 – para aquele ativo – é uma volatilidade alta.
Com base nisso podemos pensar em estratégias de VENDA de volatilidade, e não o contrário.
QUAL A GRANDE DIFERENÇA ENTRE O IV RANK E O IV PERCENTIL?
O primeiro – IV Rank – diz se a volatilidade atual está perto ou longe das máximas e mínimas registradas no período. Já o segundo fala em qual porcentagem de TEMPO a volatilidade do ativo ficou ABAIXO da atual.
DÚVIDAS?
Não deixe de esclarecer suas dúvidas conosco. Não seja tímido e deixe seu comentário!
Para mais conteúdo do Mago, se inscreva em nosso canal do Youtube. Estamos ao vivo todos os dias, sempre às 11h.
Para se aprofundar em um conteúdo denso e completo, se inscreva no curso do Mago. São mais de 100 aulas com o material mais completo que você verá sobre opções em sua vida!
Comments