top of page
mago685

MARGEM



As opções são um grupo de ativos naturalmente alavancados. Em casos assim a bolsa exige que você deixe imobilizado uma parte do seu capital ou de algum outro produto – que vamos citar logo a seguir – para ser usado como margem.


A margem é uma garantia de que, caso sua operação dê prejuízo, você tenha como liquidar aquela dívida. De nada adianta montar uma operação perfeita se você for zerado pela mesa de operações por falta de margem.


Para aqueles que ainda têm dúvidas de como ela funciona, vamos deixar algumas coisas claras.



O QUE PODE SERVIR DE MARGEM?

Os traders têm algumas opções para deixar como margem de garantia:


* Ações – Caso você tenha ações em carteira, elas podem ser usadas como margem, mesmo que você não tenha dinheiro em conta. Se for necessário a própria corretora as liquida e cobre o prejuízo obtido com a operação;


* Dinheiro em conta – É a opção mais prática, mas cuidado. Se você tem 20 mil em conta e fez uma operação que imobilizou 10 mil de margem, você precisa contar como se tivesse apenas os 10 mil restantes. Não é raro traders se enrolarem porque não tinham o controle correto da margem utilizada e foram zerados pela corretora;


* CDBs de liquidez diária – Semelhante ao caso das ações, a liquidação acontecerá caso necessário;


* Tesouro Selic – Mesmo caso do item anterior;



AVISE A CORRETORA


Algumas pessoas acham que só pelo fato de ter os ativos citados acima na corretora já podem começar a operar, como se a margem fosse automaticamente associada àquela operação, mas na verdade não é bem assim.


Você precisa avisar à sua corretora que alguns desses investimentos acima serão usados como garantia para a operação e dar autorização para que ela faça chamada de margem – que é deixar o respectivo valor imobilizado.


E tome muito cuidado ao imobilizar 100% do seu capital/patrimônio como margem, porque em qualquer oscilação mais forte do mercado você poderá perder uma parte significativa do seu patrimônio.


É recomendável que você tenha um gerenciamento de risco adequado para o nível de oscilações e de movimentações do mercado que você opera. Não negligencie isso em hipótese nenhuma!


ÚLTIMO ADENDO


Talvez esse aviso seja desnecessário, mas não custa lembrar: quando você usou certas ações, ou certo CDB, como margem você não pode utilizar novamente os mesmos ativos para outras coisas.


Também não é possível usar ações que estejam alugadas como margem. O ativo que será imobilizado precisa estar disponível, para o caso de a corretora precisar vende-lo para liquidar sua posição.


Portanto, abra o olho. Tenha um controle bastante rigoroso daquilo que você já está usando como margem e não erre nos cálculos.


Ou então você pode ter a desagradável surpresa de ver sua megaestrutura de opções altamente sofisticada ser zerada enquanto o lucro que você poderia ter sai voando pela janela, bem na sua frente.


Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários.


Para acompanhar nossas operações e análises todos os dias, basta se inscrever em nosso canal do Youtube. Estamos ao vivo sempre às 11h.


Se você sente que precisa aprofundar nos conhecimentos e está disposto a mergulhar de cabeça no mundo das opções, se inscreva no nosso curso. É o material mais completo de opções que você vai ver na sua vida!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page