O theta é a grega que representa o quanto o preço de uma opção é sensível ao tempo. E isso carrega implicações muito importantes para as operações.
Vamos conversar um pouco sobre ela...
O TEMPO E O DESTINO
As Moiras eram figuras da mitologia grega que teciam a linha do tempo das pessoas. Eram 3 irmãs – passado, presente e futuro – e usavam para isso a Roda da Fortuna.
Com as opções acontece o mesmo: o tempo as desgasta, e eventualmente elas viram pó. A grega que define isso não é nenhuma das Moiras, mas o theta. Ele é o valor que o preço das opções perderá com o passar de 1 dia.
Isso porque com menos dias restantes para o contrato ela terá menos valor, ou “perderá gordura”, como se diz no jargão do mercado.
O THETA NA PRÁTICA
Se uma opção vale 0,90 centavos e tem um theta de 0,09 podemos dizer que ela perderá este valor de um dia para o outro por conta desta grega.
Mas tenha cuidado: não é garantia de que no dia seguinte ela valerá 0,81, porque o theta não é a única grega que faz o preço variar.
Temos todas as outras que podem se alterar e jogar o preço bem mais para baixo ou bem mais para cima.
Ela só sairá de 0,90 para 0,81 se todas as outras variáveis se mantiverem constantes, o que é bastante difícil num mercado tão dinâmico.
LUTANDO CONTRA O TEMPO
Em uma grade de opções o theta estará sempre como um valor negativo, representando que o tempo retirará valor da opção. Por isso dizemos que ela “perde valor tempo”.
É por esse motivo que dizemos que comprar um contrato de opção é lutar contra o tempo. Não é assim que operamos e recomendamos fortemente que você também não faça isso.
Se você já é nosso aprendiz do Mago há muito tempo, está cansado de saber. Mas não custa explicar para os novos aprendizes como nós usamos o theta de forma mais sofisticado do que isso.
A FAVOR DA FORLTUNA
Em geral nossas posições com opções são pensadas para que nos beneficiemos do tempo. É o ponto central de nosso conceito operacional – o harvesting.
Reforçando: usamos o tempo (o theta) a nosso favor, porque ele é um componente fixo. O tempo jamais deixa de passar, porque as Moiras não param de tecer um minuto sequer.
Então, nada mais lógico do que colocar isso a nosso favor. Ou, ajustar a Roda da Fortuna para que estejamos sempre numa posição elevada e com mais probabilidade de sucesso.
Se você quiser aprender como fazer isso de forma consistente você precisa se inscrever no Canal do Mago no Youtube. Estamos ao vivo, operando e respondendo perguntas todos os dias, a partir de 11h.
Venha e traga suas dúvidas!
Comments