O VIX é um famoso índice que indica como está a expectativa para o mercado de ações americano em relação aos riscos envolvidos no curto prazo. Quanto mais nebuloso estiver o futuro, maior ele fica.
Num primeiro momento pode não parecer, mas ele tem relação com o mercado de opções e pode interferir nas suas operações. Vamos entender isso com calma...
INÍCIO
Desde a sua introdução em 1993, o VIX se tornou o padrão para medir a volatilidade do mercado no mercado de ações dos EUA. Isso rendeu os apelidos de “índice de medo” e “medidor de medo”.
Em 2003, incentivados por sua crescente importância, os órgãos emissores atualizaram o VIX para refletir seu status de referência. O VIX agora é baseado em um índice mais amplo, o S&P 500, permitindo uma descrição muito mais precisa da volatilidade esperada do mercado.
MAS O QUE ELE QUER DIZER?
Como um indicador de volatilidade, o VIX geralmente retrata o medo ou a complacência dos investidores.
O valor indicativo típico é 30. Quando a leitura está acima de 30, implica alta volatilidade e medo inerente ao mercado. Por outro lado, quando a leitura é inferior a 30, demonstra tranquilidade.
Em tempos altamente voláteis, os investidores exercem maior cautela nos mercados. Isso correlaciona inversamente o VIX com o S&P 500. Quando o S&P 500 cai, o mercado interpreta isso como medo no mercado, o que consequentemente eleva o VIX.
MAS, E AS OPÇÕES?
Você deve estar se perguntando o que o VIX tem a ver com nosso mercado de opções...
A resposta é: tudo!
Uma vez que ele tem como referência o índice mais relevante para renda variável do mundo – o S&P500 – ele automaticamente passa a ser relevante para economias em todo o planeta. Não é diferente com o Brasil.
Sempre fazemos questão de frisar que as opções são mecanismos de seguros para momentos de incerteza no mercado. Pois bem: quando a incerteza é alta, o VIX sobe proporcionalmente. Com isso as opções ficam cada vez mais caras.
Assim, como traders de volatilidade, estamos sempre de olho neste que é o indicador mais relevante para indicar volatilidade para entendermos melhor o cenário global e planejar melhor nossas ações.
Você quer operar conosco todos os dias ao vivo? Estamos à sua disposição sempre às 11h da manhã em nosso canal do Youtube!
Para quem quer viver do mercado de opções, aproveitando as oportunidades como market makers, se inscreva no curso do Mago. São mais de 100 aulas com o melhor conteúdo de opções em língua portuguesa que você vai ver na vida!
Comments