A paridade Put-Call nada mais é do que uma equação relativamente básica que liga os preços de Calls e Puts. Ou seja, a partir do preço da Call você deriva o da Put e vice-versa.
É importante dizer que funciona muito bem para opções ATM, mas nem tanto na medida em que você se afasta do dinheiro.
Vamos entender este conceito com calma, porque ele é particularmente importante num cenário de mudança de taxa de juros, como este em que estamos.
O PREÇO DO DINHEIRO ALTERA TUDO
A paridade Put-Call é muito eficiente para ajudar a explicar o efeito das mudanças na taxa de juros porque os juros nada mais são do que o preço do dinheiro.
E isso afeta tudo porque a modificação do preço do dinheiro mexe com um fator importantíssimo, que é o custo de oportunidade. Quanto maior o juro, mais alto é seu custo de oportunidade.
Isso vale para as fórmulas de valuation (quanto maior o fator de desconto, mais se exige de prêmio de risco), assim como para qualquer outra coisa.
Em um ambiente de juros altos, qualquer tipo de investimento precisa ter um retorno bem mais alto do que o normal, porque os investimentos livres de risco, os títulos públicos, já pagam taxas altas.
Resumindo: juro alto favorece o poupador, ao passo que prejudica quem precisa pegar emprestado.
MAS O QUE TEM A VER ISSO COM OPÇÕES?
Vamos nos preocupar menos com a fórmula e mais com a essência da análise. É importante termos em mente que as opções são ferramentas de transferência de risco. Comprar uma Call ATM é simular uma posição comprada em uma ação.
Do momento em que compro essa Call até a data do vencimento, eu apenas gastei uma fração do capital necessário para a compra (de fato) em troca de um direito.
Assim, posso aplicar a diferença entre “a compra da ação versus a compra da Call” à taxa livre de risco, por todo o período que ainda me falta até o dia do vencimento.
Grosso modo, esse é o mecanismo que “empurra” os preços das Puts para baixo e os das Calls para cima quanto maior é a taxa de juro.
A demanda por Calls aumenta, porque passa a compensar mais do que comprar as ações à vista, e o contrário acontece com as Puts.
O TEMPO FAZ TODA A DIFERENÇA
Lembre-se sempre de que o dinheiro tem valor no tempo. Então, a duração da operação que você pretende executar faz diferença.
Quanto maior ela for, mais você deve considerar se não seria melhor entrar por meio de opções e aplicar a diferença, do que gastar um capital bem maior para executar no mercado à vista.
Se você quiser aprender de forma definitiva como fazer dinheiro com opções da forma correta, se inscreva no canal do Mago, no youtube. Estamos operando ao vivo todos os dias, a partir das 11h. Lá você pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas!
Comments