top of page
  • mago685

PLANILHA MAGO DAS OPÇÕES



Uma das grandes vantagens de ser aluno do Mago é ter acesso às nossas ferramentas de trabalho. Uma delas é a planilha que usamos para minerar as opções mais adequadas para as nossas operações.


Vocês certamente já a viram em ação em nossas lives. Agora vamos dar uma pincelada em suas características e demonstrar a sua importância.


Vamos focar no básico primeiro e numa próxima oportunidade focaremos nas ferramentas mais específicas...



INICIANDO A MINERAÇÃO


Logo ao bater o olho na primeira coluna você perceberá algo importante: não estão disponíveis todas as opções que existem no mercado. Por motivos óbvios, selecionamos apenas aquelas mais líquidas.



Temos um post aqui no blog explicando a importância da liquidez e citando quais as opções mais líquidas para se operar. Dê uma olhada para não errar. Link do artigo


E como vamos saber quais são? Pela segunda coluna. O número de negócios é a variável que indica isso, porque quanto mais negócios saindo em determinada opção maior a chance de você conseguir entrar e sair sem sustos.



OS PREÇOS


Nas próximas 5 colunas temos as variáveis relacionadas ao preço das opções. A mais importante é a do último negócio feito, mas há certos detalhes ali que precisamos ver com calma. Vamos passar coluna por coluna:


QT.CP => Quantidade de opções disponível no melhor preço de compra;

OCP => Oferta da melhor compra; Onde está a oferta de melhor compra do book deste momento;

ULT => Último negócio realizado;

OVD => Oferta da melhor venda; Onde está a oferta de melhor venda do book deste momento;

QT.VD => Quantidade de opções disponível no melhor preço de venda;


Muitas vezes armamos operações de day trade, por exemplo, apenas usando o melhor preço de compra e de venda e pegando pequenas variações de volatilidade no curto prazo.


Lucrar 3 centavos em uma opção que vale 1 real já é 3% de lucro! Com esse tipo de mentalidade podemos ter altas taxas de acerto e uma rentabilidade excelente no longo prazo.


A última coluna dessa parte é a quantidade de dias úteis para o exercício. Quando estamos em operações de colheita de theta, precisamos de opções com a vida mais longa para termos tempo de captar valor tempo. É só uma das utilidades dessa importante variável.


MAS ESTÁ CARO OU BARATO?



Nesta última coluna que vamos explicar hoje, temos o famoso preço justo. Ele é calculado através da alteração manual da volatilidade, nos botões acima. E por que isso? Para observar o que os market makers estão observando.


Quando ajustamos a volatilidade para tentar enxergar melhor a visão do mercado é para precificar o mais corretamente possível o preço justo e as gregas das opções que iremos utilizar na operação que estamos planejando.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page