Sempre que postamos algumas de nossas operações com venda de call ou put para montarmos estruturas que gerem um potencial risco ilimitado aparece alguém emocionado, dizendo que é loucura fazer isso.
Nós discordamos desta visão e vamos mostrar o motivo para vocês não se preocuparem com isso...
QUEM TEM MEDO DE RISCO?
Operar qualquer coisa no mercado tem risco. Renda fixa tem risco. Poupança tem risco (Alô Collor!). No mercado de opções não é diferente.
Um dos nossos mantras aqui no Mago das Opções é colocar sempre as chances a nosso favor e muitas vezes isso quer dizer “fazer operações com risco ilimitado”, como dizem por aí.
Nós não gostamos do termo “ilimitado” e usamos outra palavra para definir este tipo de operação: risco indefinido.
Porque na prática jamais deixaríamos um potencial prejuízo SEM LIMITES. Isso é uma insanidade no mercado financeiro.
O que nós fazemos é controlar o risco de uma outra forma. Uma forma mais segura, inclusive.
SEM REDE DE SEGURANÇA, MAS NUMA ALTURA SEGURA
Imagine que você é um malabarista e quer atravessar um determinado penhasco na corda bamba.
Quem não é aprendiz do Mago imagina que operar com risco indefinido seria não ter uma rede de segurança abaixo de você para conter sua queda.
Mas esta rede está longe de ser a única forma de se proteger!
Podemos aumentar o tamanho da barra de equilíbrio. Podemos aumentar o diâmetro da corda onde nos equilibramos. E, principalmente, podemos DIMINUIR a altura de onde caímos, caso dê algo errado.
Você precisa concordar comigo que não é necessário rede de segurança para fazer slackline entre uma árvore e outra, a um metro do chão, certo?
FAZENDO SLACKLINE NO MERCADO
Estamos defendendo aqui que a gestão de risco seja feita através do tamanho do tombo, não através da possibilidade de cair.
Ao invés de fazer operações com probabilidade baixa e risco financeiro limitado, fazemos operações com probabilidade alta e risco indefinido. Por quê? Porque ganhamos mais vezes.
O nosso controle de risco vem do dimensionamento da mão, não da natureza da operação!
Como arriscamos muito pouco em nossos trades, cerca de 1% do capital, não há necessidade de limitar o risco através de operações pouco atrativas do ponto de vista da assertividade.
Neste contexto não precisamos nos incomodar em conhecer exatamente o tamanho do prejuízo caso a operação dê errado. Além de – obviamente – não deixarmos o loss correr indefinidamente!
Se este artigo te ajudou, envie para aquele seu amigo que vive morrendo de medo de entrar em vendas de call e put no mercado porque acha que vai à falência em qualquer chacoalhada do mercado.
Para aprender essa e outras magias conosco, se inscreva em nosso canal do Youtube e acompanhe nossas lives diárias, sempre às 11h. Você pode mandar perguntas e tirar suas dúvidas. Respondemos todo mundo por ali!
Comments