top of page
  • mago685

PREGÕES MEMORÁVEIS - Análise da área de Tupi



No final do ano de 2007 ocorreu um fato novo que levaria a Petrobrás a um outro patamar.

Foi a descoberta de uma imensa reserva de petróleo - a Tupi - que nos tornaria uma potência ainda maior no setor.

Naturalmente isso mexeu com os mercados, principalmente porque a notícia saiu no meio do pregão, com as negociações em aberto.

Vamos entender isso com calma...

ERA UMA VEZ O PRÉ-SAL

Uma verdadeira bomba sacudiu o mercado no pregão daquela quinta-feira, 8 de novembro. Pela primeira vez o mundo olharia para o Brasil como a próxima potência do petróleo.

A descoberta de Tupi levou o governo aos noticiários e os acionistas da Petrobras à euforia. Para as ações da estatal, este fato novo foi tratado como um divisor de águas.

Os primeiros estudos mostravam um volume estimado de 5 a 8 bilhões de barris - com B mesmo. Para se ter uma ideia do tamanho disso, as reservas totais da empresa no final de 2006, o ano anterior, era de 13,7 bilhões.

O PREGÃO

Não bastando as estimativas serem tão altas no início do dia, já jogando a PETR4 para uma alta de 6% no leilão de abertura, a projeção foi aumentando ao longo do dia.

Naturalmente os papéis das ações não paravam de subir e o que não faltam são estórias curiosas daquele dia fatídico.

Pessoas ganharam e perderam muito dinheiro com a movimentação abrupta e o dia entrou para o folclore do mercado como “o dia de Tupi”.

MANEJO ERRADO DE RISCO

Quem operava opções teve um choque ainda maior na ocasião. Há relatos de que algumas opções da empresa saíram de R$ 0,20 para R$ 12,00, fazendo muitos sorrirem e outros perderem tudo.

Um caso extremo parece ter chamado atenção na época.

Em seu podcast, o Bastter comentou o assunto há algum tempo, dizendo que o filho do maior operador de opções do Rio de Janeiro da época chegou a perder todo o seu patrimônio e mais de um terço do patrimônio do pai neste dia.

Parece que a história de ser muito grande para quebrar acaba se repetindo sempre, devido à falta de humildade perante os eventos extremos.

Sempre reforçamos aqui que a proteção que você tem operando opções é o tamanho da sua posição. Num caso extremo desses não há stop que resolva e você pode acabar perdendo tudo e mais um pouco.

Você já operava nesta época? Já ouviu estórias felizes ou tristes desse dia? Comenta aqui com a gente...

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page