top of page
  • mago685

RATIO SPREAD

É uma operação simples, que está no nosso acervo de operações porque tem como diretriz aquilo que nós mais prezamos: alta probabilidade de lucro.


Parecida com uma trava de débito em que você compra uma opção e em seguida vende uma opção mais fora do dinheiro, a diferença é que ao invés de comprar e vender quantidades iguais, você vende um pouco mais da opção fora do dinheiro, na proporção de 1 para 2 ou 1 para 3.


A venda adicional das opções fora do dinheiro financia a trava, pois o lucro obtido com a venda adicional pode compensar o prejuízo na trava.



LÓGICA DA OPERAÇÃO


Partimos do princípio de que a volatilidade implícita de um ativo é o quanto o mercado espera que ele se movimente. E que, portanto, as opções de um mesmo ativo deveriam ser todas consideradas a partir de uma volatilidade única – a volatilidade do ativo objeto.


Mas na prática isso não é tão simples. Ao longo dos diferentes strikes é possível que o mercado enxergue volatilidades diferentes para cada opção. A isso chamamos de skew de volatilidade, ou Curva Smile.


Observe abaixo:



É com base nessa Curva que observamos se há ou não oportunidade de lucro com ratio spreads. Sempre compramos a de volatilidade mais baixa e vendemos a de volatilidade mais alta!


ESTRUTURA E PAYOFF


No caso de operarmos ratio com calls, teremos lucro caso o mercado suba e prejuízo máximo o valor que foi pago na montagem da posição. Repare que após um certo ponto de alta do ativo, o payoff passa a apresentar um risco indeterminado, porém você passará por uma região de lucro antes. O gráfico do payoff é este:



Isso significa que, caso o mercado desabe e as ações cheguem à zero, temos uma trava no nosso prejuízo máximo.


Se operarmos ratio com puts, o raciocínio é o inverso: estamos travados no caso de o mercado realizar um spike para cima. Perceba que o gráfico é simetricamente oposto:



Essas medidas de segurança podem limitar o lucro de uma posição, mas são primordiais para não estarmos expostos ao risco de ruína.


Não existe lucro que compense uma exposição kamikaze no mercado. As opções são ferramentas perigosas nesse sentido e ser ganancioso pode tirar traders do mercado em um piscar de olhos.


DICAS BÁSICAS


- Gostamos de operar com opções de 30 a 40 delta na ponta comprada e 8 a 15 delta na ponta vendida;


- Em ratios com calls buscamos uma diferença acima de 2 pontos no skew de volatilidade;


- EM ratios com puts buscamos uma diferença acima de 5 pontos no skew de volatilidade;


- SEMPRE comprar uma volatilidade mais baixa e vender uma mais alta.


CONCLUSÃO


É uma operação relativamente simples de se montar, pois apresenta apenas duas pontas. É possível explorar essa operação até mesmo manualmente, sem necessidade de robôs.


Mas é importante sempre ter cuidado com o tamanho da posição, para evitar perdas maiores do que a conta suporta.


Para entender melhor e acompanhar nossas operações todos os dias, ao vivo, se inscreva no canal do Mago no Youtube!


Para aprender em detalhes, se inscreva no curso do Mago. São mais de 100 aulas com o melhor material do país sobre opções!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page