Você pode ter alguma opinião diferente fora do mercado. Mas dentro da bolsa de valores o tamanho das posições que você opera é a peça mais importante do seu quebra-cabeça operacional.
Se você precisa dominar apenas uma coisa, que seja o gerenciamento de risco adequado para suas operações. Isso não é válido só pra opções: é a regra de ouro de todo mundo que trabalha com risco!
É por isso que esse artigo é tão importante. É por isso que eu vou te pedir atenção máxima a partir de agora...
O DIMENSIONAMENTO CORRETO AJUSTA ATÉ MESMO UMA ESTRATÉGIA MEDÍOCRE
Mesmo que você tenha uma estratégia perfeita, que falha muito pouco e que dá muito lucro quando dá certo. Se em uma dessas perdas você entregar tudo o que vinha ganhando, não servirá de muita coisa.
Operar mais pesado do que deveria vai te deixar muito vulnerável, por dois motivos principais:
1. Você tomará decisões baseadas no emocional e não no racional
O trader que leva as emoções pra dentro de suas operações não tem a menor chance!
Ele não conseguirá – por mais que saiba o que precisa fazer – executar friamente o que se propôs. A dor da oscilação normal do mercado será tão grande que ele vai errar constantemente.
No final do dia, quando for revisar as operações feitas, vai ter aquela sensação de “o que eu estava pensando nesse momento pra fazer isso?”.
A resposta é que você não estava pensando corretamente. Foi o emocional que agiu daquela forma. Em outro post vamos detalhar com calma o motivo de isso acontecer.
Por enquanto saiba que ter as emoções estabilizadas só é possível com o dimensionamento correto das suas posições!
Porque quase todas as operações vencedoras passam por maus dias antes de irem para uma situação lucrativa. O seu estômago não vai suportar isso se você estiver operando pesado demais!
2. Os períodos de perda normais do seu operacional irão destruir seu capital
Recuperar um volume maior de dinheiro é sempre mais difícil e a matemática explica isso perfeitamente.
Digamos que você tenha uma conta de 10.000 reais.
Se você perde 10% desse valor precisaria de um ganho de 11,1% para voltar ao valor inicial. Se a perda for de 50%, esse ganho precisaria ser de 100% para o retorno à estaca zero.
O quadro abaixo exemplifica isso com mais clareza:
Com esse panorama ficam muito claro que se você se expuser a grandes perdas fica praticamente impossível ter sucesso no mercado!
CONCLUSÃO
Independente do ativo que você opera, da estratégia que você usa, do seu estilo operacional, o fator mais importante para sua carreira como trader é o dimensionamento das posições!
Muitos operadores pensam que a melhor maneira de gerenciar uma posição é através de stop loss, mas isso não é verdade!
A melhor forma de controlar seu risco adequadamente é pelo dimensionamento da sua entrada. O problema é que não existe uma fórmula pronta ou um número mágico para isso.
Você precisará levar em conta alguns aspectos pessoais da sua personalidade – como apetite a risco - assim como as variáveis do seu operacional - como a taxa de acerto.
Mas há algumas regras gerais que vão te ajudar a encontrar o ponto ideal de dimensionamento:
- Se as oscilações normais do mercado estão te deixando desconfortável é sinal de que você está muito grande;
- Não tenha medo de errar para baixo; o que jamais pode acontecer é errar para cima no seu dimensionamento;
- Operar pequeno é sempre o ponto ideal de partida; com o tempo você pode aumentar gradativamente seu dimensionamento, conforme se adequa emocionalmente;
Parece contraditório, mas acredite em mim: é muito mais provável que você tenha lucros maiores operando pequeno do que o contrário.
Coloque a ganância de lado e pare de perseguir a tal grande tacada, que todos prometem.
O melhor jeito de ser bem sucedido no mercado é com o bom e velho “devagar e sempre”!
Para aulas completas de gerenciamento, técnica, teoria de opções e tudo mais, se inscreva no nosso curso. Nunca mais dependa da sorte pra ter lucros em suas operações!
Lá você terá tudo o que precisa para estruturar suas operações de forma responsável e consistente.
Comments